Quando, no Carnaval de 2018, entrei por acaso no bar da esquina da rua Pedro Ernesto com a Sacadura Cabral, não podia imaginar que iria conhecer essa mulher fantástica que é a Kriss. Era a saída do Prata Preta, e a Praça da Harmonia parecia um formigueiro humano. Mesmo com toda a confusão, com o bar lotado e muita demanda, Kriss me recebeu com a sua simpatia de sempre. Bastou conversamos um pouco para perceber que ela era extraordinária e que aquele bar, o Bar Delas, um achado.
Um ano depois, às vésperas do Carnaval seguinte, marcamos um encontro para falar sobre o novo bloco que pensávamos em criar ali na Gamboa, sua área. A Kriss se entusiasmou com o projeto e disse que acolheria a Panamérica Transatlântica, com muito gosto. E abriu as portas do bairro para o bloco, que hoje é parceiro do Bar Delas.
foto: Antoine de Mena
Líder comunitária, Kriss faz um trabalho social com pacientes do CPRJ (Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro), que ela acolhe e apoia. Inteligente, bem-humorada, rápida, Kriss é uma referência na Gamboa e seus arredores. Na conversa que gravamos por zoom, a qualidade do áudio não é ótima, mas as histórias incríveis que a Kriss conta, sua trajetória de empreendedora e sua picardia, garantem a excelência do conteúdo.
Até o próximo Carnaval, Kriss querida!
Acima, algumas Memórias da Gamboa, com Kriss Coiffeur e com o pastor Cosme Felippsen, outra importante referência local, que em breve terá seu programa neste podcast.
Criação, texto e voz: Dado Amaral
Produção e edição: Antoine de Mena e Dado Amaral
Realização: La Centrale 22
vinheta de abertura: chamada de bateria de História Para Ninar Gente Grande, samba-enredo de 2019 da Estação Primeira de Mangueira. Juízo Final, de Nelson Cavaquinho e Élcio Soares.
vinheta incidental: Naná VLT , com sampler de Sou do Bem, de Naná Vasconcelos
vinheta final: introdução de Expressão do Teu Olhar, de Candeia.
Comments